Header Ads

Aumenta a sensação de frio e pode nevar no RS

Nesta terça-feira, o tempo permanece seco e ensolarado no decorrer do dia, na maior parte do Rio Grande do Sul. Além das chuvas, o frio toma conta da Região e a máxima fica inferior a 15°C em todo o Estado gaúcho e oeste e sul de Santa Catarina e não chega a 18°C em boa parte do Paraná. A Marinha mantém o alerta de mar agitado, com ondas de mais de 2m de altura entre a costa do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina.

Para amanhã, a expectativa é de mínimas próximas de 0°C em boa parte do Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina, e entre 3°C e 6°C no oeste e sul Paraná, ainda sem expectativa de danos às áreas produtoras. No decorrer do dia, a máxima não passa dos 12°C no oeste do Rio Grande do Sul e dos 15°C no centro e oeste do Paraná e de Santa Catarina e na maior parte do Rio Grande do Sul. A frente fria mantém a chuva com baixo acumulado sobre boa parte do Paraná e norte de Santa Catarina.

Segundo previsão da Somar, uma nova frente fria chega ao Sul do país na noite da quarta-feira. "Teremos um sistema imerso em intensa massa de ar polar, algo que aumenta consideravelmente o potencial para neve em alguns municípios da Campanha, como Jaguarão", afirma o meteorologista Celso Oliveira. Além disso, volta a ventar forte entre a tarde e noite, com rajadas entre 70km/h e 90km/h na Campanha, Fronteira Oeste, o que aumenta ainda mais a sensação de frio.

Na madrugada da quinta-feira, a frente fria causa chuva fraca ao longo de toda a costa do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre, Alto Uruguai e Serra Gaúcha. "Por conta da baixa temperatura, o potencial para neve chega ao seu máximo nas primeiras horas de quinta-feira, especialmente na Serra", conta Celso.

Esperam-se temperaturas negativas, inferiores aos -3°C na Serra Geral e entre 0°C e -3°C em boa parte do interior do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e extremo oeste e sul do Paraná.

A máxima será a mais baixa do ano, não chegando aos 10°C na Campanha, Centro e em boa parte do Norte do Rio Grande do Sul, além da Serra e Meio Oeste de Santa Catarina. No Paraná, a máxima não passa dos 12°C no oeste e sul do Estado.

Os ventos permanecem fortes nesta quinta-feira ao longo da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela manhã, com rajadas entre 50km/h e 60km/h. Com isso, a agitação marítima volta a aumentar consideravelmente, com ondas de quase 3m de altura em boa parte da costa do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina.

Na sexta-feira, o potencial para chuva diminui em boa parte da Região Sul e o frio prossegue, com mínimas em torno de -3°C na Serra Geral e entre 0°C e -3°C em boa parte do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no extremo oeste e sul do Paraná. Segundo Celso Oliveira, há potencial para geadas em áreas produtoras de milho no oeste e sul do Paraná, porém é importante salientar que boa parte das áreas produtoras já passou do período crítico, vulnerável ao frio intenso. A partir do sábado, o frio começa a perder força em toda a Região Sul.
Tecnologia do Blogger.