Header Ads

Dócil e alegre, a calopsita é uma das aves de estimação preferidas

A calopsita é alegre, dócil, inteligente e muito sociável, sendo um excelente animal de estimação e uma das aves mais populares do mundo.

É originária do continente australiano e pertence à familia das cacatuas, seu nome científico é Nynphicus Hollandicus, que significa deusa da Nova Holanda, nome da Austrália até 1804.

Quem convive com esses pássaros sabe que eles passam o tempo inteiro procurando chamar a atenção do dono através do canto, aprendem músicas inteiras e muitas palavras. Essa é uma forma de comunicação, outra é o movimento da crista no topo da cabeça. Quando estão alarmados ou assustados, tendem a esticar o topete bem alto. As calopsitas são muito leais ao bando, e incluem o dono como participante também. 

A espécie vive em torno de 15 a 20 anos, sua reprodução no habitat natural ocorre na época das chuvas, quando o alimento é mais abundante. O ninho é feito no buraco das árvores, geralmente eucaliptos que estão próximos da água.

Em cativeiro reproduz-se durante o ano inteiro, principalmente na primavera e verão, estando aptas a reproduzirem-se a partir de um ano de idade. Elas emitem sinais durante esse período, cantam mais, estragam objetos, ficam agressivas e o macho começa a procurar materiais para fazer o ninho. A alimentação oferecida nessa fase deve incluir ovos, milho verde, pão seco, ração balanceada e osso de calcário que supre a carência de cálcio.

A alimentação normal da calopsita, para garantir uma vida saudável, deve ser composta de alpiste, arroz cateto, painço amarelo, branco, verde e vermelho, aveia descascada, girassol comum e rajado, a mistura é encontrada nas rações prontas, que incluem suplementos vitamínicos. Os grãos gordurosos como a linhaça, níger, perilo e cânhamo não devem ser consumidos em excesso, principamente no verão.

Existem alimentos que são proibidos na alimentação de uma calopsita, o abacate causa a morte da ave rapidamente, a alface provoca diarréia, além disso, devem ser excluídos a cafeína, chocolate, bebidas alcoólicas, sal, gordura, folhas de batata, tomate, feijão, sementes e caroços de frutas. Deve ter sempre água limpa e fresca na gaiola, pois a perda de 10% de água corporal pode causar doenças graves.

Os pássaros devem tomar banhos frequentes, no mínimo três vezes por semana, na época da muda das penas, o banho deve ser diário. O ideal é deixar uma tigela com água no fundo da gaiola. Os banhos de sol devem ser tomados nas primeiras horas da manhã.

A calopsita pode ser encontrada na cor cinza (normal), com as bordas das asas brancas, o macho tem a crista e a cabeça amarela, a fêmea é cinza amarelada com a cabeça cinza e manchas arredondadas na cor vermelha, os olhos são marrons e o bico, pernas e pés são cinza escuro. A partir desse padrão surgiram mutações como canela (marrom claro), pérola, lutino, arlequim,cara branca, fulvo, albino, cara amarela, pastel, prata recessivo, prata dominante, oliva ou esmeralda e platinum.
Tecnologia do Blogger.