Header Ads

Incentivo ao empreendedorismo precisa ser mantido


Participantes do 4º Encontro da Rede de Prefeitos Empreendedores debatem, nesta sexta-feira (1º), estratégias para incentivar os vencedores das próximas eleições municipais a implementarem ações de desenvolvimento baseadas nos pequenos negócios. Essa necessidade foi destacada pelo prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos, município sede do evento.

“É preciso contagiar os novos prefeitos com essa proposta, para que a estratégia, com resultados tão importantes para os municípios, continue e se dissemine pelo país”, disse Eduardo Cury ao abrir o encontro, na noite de quinta-feira (31). Ele avalia que esse incentivo precisa ser reforçado principalmente junto aos gestores públicos que assumirão o cargo pela primeira vez.

“Ao iniciar o primeiro mandato, o prefeito se depara com muitas responsabilidades e problemas do dia a dia da prefeitura. Se aproveitar as boas iniciativas que já existem, ganhará tempo, não precisará passar pelas etapas de aprendizado e os benefícios serão para todos”, explicou Eduardo Cury, que integra a coordenação da Rede de Prefeitos Empreendedores.

Outro coordenador da entidade, o prefeito de Cariacica (ES), Hélder Salomão, concorda. “Diversos dirigentes estão mostrando que apoiar o empreendedorismo é estratégico para o desenvolvimento dos municípios. Comprovam, assim, que é possível mudar para melhor a vida das cidades e das pessoas. Pelo alcance que têm, essas ideias precisam se espalhar pelo país”, disse.

A Rede de Prefeitos Empreendedores é integrada por vencedores e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A competição incentiva o desenvolvimento com base no apoio aos micro e pequenos negócios e a Rede dissemina essa ideia entre os mais de 5 mil dirigentes municipais brasileiros. Um dos caminhos para alcançar este objetivo é a realização de encontros nacionais. Neles, são realizadas visitas técnicas a projetos vencedores da premiação e debates para alinhamento de estratégias.

Em São José dos Campos, a programação inclui visitas a iniciativas que renderam ao prefeito Eduardo Cury a vitória em duas edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Entre elas o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), onde a prefeitura mantém incubadoras de empresas; o Centro de Educação Empreendedora, que dá suporte à inclusão do ensino do empreendedorismo nas escolas da rede municipal; e o Parque Tecnológico, que abriga centros de desenvolvimento tecnológico em áreas que vão da aeronáutica ao design.
Tecnologia do Blogger.