Header Ads

Passo Fundo sedia debate de alinhamento da cadeia produtiva do trigo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio promove, na segunda e terça-feira da próxima semana, em Passo Fundo, na sede do Sindicato Rural do município, o Seminário de Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Trigo. O encontro, que reunirá representantes de todos os segmentos do setor, além de técnicos, pesquisadores e membros de órgãos governamentais, será aberto às 19h30 de segunda-feira pelo secretário Luiz Fernando Mainardi.

Logo após, o chefe geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto, fará a palestra intitulada  "Cenário ideal para a triticultura gaúcha na próxima década". Encerrando os trabalhos do primeiro dia, os organizadores apresentarão aos presentes a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas na terça-feira, quando haverá discussões em grupos sobre temas específicos, os quais serão apresentados em plenário à tarde, para definir as diretrizes do alinhamento estratégico, documento que deve orientar a formatação de políticas para o desenvolvimento da cultura no Estado.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de trigo do Brasil, posição reconquistada na última safra. Por razões climáticas, é a melhor alternativa de cultura de inverno para o Estado. Conforme o secretário Mainardi, existe espaço para dobrar a área plantada que, na última safra, foi de 923 mil hectares. "É possível chegarmos à marca de 2 milhões de hectares cultivados", estimou o secretário.

A ferramenta dos alinhamentos estratégicos vem sendo utilizada pela Secretaria da Agricultura para, através da construção participativa, elaborar o planejamento das mais diversas atividades do agronegócio gaúcho.

Na última safra, para garantir renda ao produtor através do preço mínimo, os instrumentos de apoio à comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pagaram prêmios para ajudar a escoar 68% da produção gaúcha de 2,7 milhões de toneladas.
Tecnologia do Blogger.