Header Ads

CNT comemora maior facilidade para renovação da frota de caminhões

Os juros de financiamento para a compra de caminhões por transportadores autônomos ou para a renovação da frota das empresas estão mais acessíveis, comemora a Confederação Nacional do Transporte (CNT). No final de agosto, o governo anunciou um novo Pacote Econômico com ações que contemplam o setor de transporte: melhores condições em programas já existentes e novas linhas de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ação mais importante é a mudança nas taxas de juros do Procaminhoneiro e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que baixaram de 5,5% para apenas 2,5% ao ano. Como a inflação projetada para os próximos 12 meses é de 5,6% e os juros cobrados pelo BNDES são de 2,5%, o que se tem, na prática, é uma taxa de juros real negativa. A instituição está arcando com parte dos recursos e cobrando um valor menor que a correção monetária.

Nos dois casos, o benefício é válido até 31 de dezembro deste ano e o prazo máximo de parcelamento continua em 120 meses. O Procaminhoneiro pode ser utilizado para a aquisição de caminhões e implementos rodoviários (novos e usados), enquanto os recursos do PSI destinam-se somente à compra de caminhões novos.
Tecnologia do Blogger.