Header Ads

Terremoto sacode Chile e provoca alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu na noite de hoje (1º) a Região Norte do Chile, perto da cidade mineira de Iquique, provocando ondas de 1,8 metro de altura. O incidente geológico provocou alerta de tsunami no Chile e em mais três países da costa do Oceano Pacífico latino-americano – Peru, Equador e Colômbia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais. O terremoto teve sete réplicas de intensidade superior a 5 graus na escala Richter.

A população chilena está sendo retirada da área por orientação do governo. O terremoto ocorreu a 10 quilômetros de profundidade marítima e teve seu epicentro a 86 quilômetros a noroeste de Iquique, principal porto mineiro e exportador do Chile.

“Um terremoto dessa magnitude tem potencial para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a linha costeira dentro de minutos e as linhas costeiras mais distantes em questão de horas”, alertou o Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico.  Às 23h30, o alerta de tsunami foi estendido por mais seis horas.
Em fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um devastador terremoto que deixou 524 mortos e mais de 2 milhões de feridos e prejuízos de US$ 30 bilhões.


Tecnologia do Blogger.