Header Ads

APP do Procon facilita reclamações de consumidores

Um aplicativo impulsiona e qualifica o atendimento do Procon Porto Alegre. De um total de 4.599 reclamações formalizada por meio do atendimento eletrônico, nos últimos 100 dias, 1.055 foram registradas por meio do Procon APP. Disponível desde 16 de março, o software apressa a apresentação de denúncias e reclamações de abusos nas relações entre consumidores e fornecedores. Usando iPhone, iPad ou aparelho com o sistema Android, não há hora e nem lugar para recorrer ao Procon.

A novidade do aplicativo é que, para efetuar a denúncia ou reclamação, o consumidor utiliza apenas o telefone celular. O APP também permite pautar as ações da equipe de fiscalização do Procon na apuração das denúncias, agilizando a rotina do setor. As áreas mais reclamadas por meio do software tem sido: telefonia (1º); tv por assinatura (2º); e produtos (3º).
 
Com o APP, também estão disponibilizadas à população o ranking de empresas mais reclamadas no Procon Porto Alegre, a localização da unidade móvel do Procon na cidade, e a listagem de dicas e dúvidas do consumidor respondidas, além do endereço de contato com o órgão.
 
Para registrar a reclamação, o consumidor deverá baixar gratuitamente o aplicativo Procon Porto Alegre para o sistema Android ou IOS no celular ou tablet. Posteriormente, deverá preencher um formulário que permite inserir imagens e enviar a mensagem por meio da validação do CPF. Depois da mensagem emitida com sucesso, o Procon entra em contato com o consumidor no prazo de até dez dias.
 
“Ao longo destes mais de três meses de execução da ferramenta, verificamos que o cidadão tem utilizado o aplicativo não somente para enviar suas reclamações, mas principalmente para se informar, tirar dúvidas e, então, encaminhar suas demandas ao Procon através do APP, do site por meio do Atendimento Eletrônico e do comparecimento na sede do órgão”, declara o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.
Tecnologia do Blogger.