Header Ads

Obama diz que conquista de Plutão é importante para os EUA

A aproximação da sonda New Horizons, da Nasa, de Plutão, foi comemorada pelo presidente dos Estados Unidos. No Twitter, Barack Obama disse que se trata apenas da "primeira visita". O líder mundial agradeceu à Nasa e disse que "essa é uma conquista importante para a liderança norte-americana". A postagem foi ilustrada com a foto reproduzida abaixo.
Foto: +NASA/Divulgação.

A sonda espacial New Horizons fez um voo rasante histórico, de 12 500 quilômetros de altitude, em Plutão, nesta terça-feira. Ás 8h49 (horário de Brasília), os astrônomos que esperaram por nove anos por essa primeira aproximação de uma espaçonave no planeta anão, encheram uma sala do Centro de Física Aplicada Johns Hopkins, no subúrbio de Washington, nos Estados Unidos, de palmas e gritos emocionados ao verem que a nave chegou aparentemente sem problemas ao destino.

"A sonda New Horizons conseguiu a maior aproximação de Plutão após uma jornada de 5 bilhões de quilômetros", afirmou o comentarista da Nasa, enquanto os espectadores tremulavam bandeiras americanas. "Completamos o reconhecimento do Sistema Solar", acrescentou o astrônomo Alan Stern, líder da missão New Horizons e cientista do Southest Research Institute, nos Estados Unidos (SwRI, na sigla em inglês).

Após o feito, a primeira comunicação da sonda com a Terra deve acontecer ainda nesta noite, por volta das 22h (horário de Brasília), quando a New Horizons enviará informações e confirmará que a aproximação ocorreu sem problemas - ou seja, que ela sobreviveu às radiações, meteoritos e destroços de corpos celestes que circundam Plutão. Essas rochas podem colidir com a sonda e destruí-la. De acordo com informações da Nasa, porém, a chance de impacto é mínima, de 1 em 10 000. Se tudo correr bem, portanto, as primeiras fotos de alta resolução tiradas próximas a Plutão, aguardadas com ansiedade pelos cientistas, chegam à Terra nesta quarta-feira.
Tecnologia do Blogger.