Header Ads

Nayib Bukele é eleito presidente de El Salvador no primeiro turno

O publicitário Nayib Bukele, de 37 anos, foi eleito, nesse domingo, dia 4, presidente de El Salvador. O ex-prefeito dos municípios de Nuevo Cuscatlan (2012) e San Salvador (2015)  venceu no 1º turno. A vitória irreversível foi alcançada com menos de 90% dos votos totais apurados. Bukele, que concorreu como candidato independente, ganhou nos 14 Departamentos do país.

Bukele é ex-militante da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMNL), partido socialista, do qual foi expulso pelo Tribunal de Ética do Instituto Político, em 2017, acusado de violar princípios programáticos e ideológicos. A FMNL está no poder há 10 anos.

Pequeno país da América Central, com 6 milhões de habitantes, El Salvador enfrenta, desde o fim da guerra civil, em 1992, assustadoras ondas de corrupção política e de violência nas ruas. Dois ex-presidentes foram presos por roubo de dinheiro público.

El Salvador foi considerado o país mais perigoso do mundo em 2015. Nesse ano, a taxa de homicídios chegou a 104 para cada 100 mil habitantes. Dois anos depois, diminuiu para 60 mortes para cada 100 mil pessoas, sendo ultrapassado pela Venezuela.

Nayib Bukele é um publicitário de 37 anos.

Deixe uma resposta