Header Ads

Lula será levado de avião ao velório do neto em São Paulo

Lula será levado de avião de Curitiba a São Paulo para acompanhar o velório do neto Arthur, de 7 anos, que morreu nesta sexta-feira, dia 1º, vítima de meningite meningogócica. O governador Ratinho Júnior liberou uma aeronave oficial a pedido da Polícia Federal, de acordo com o Estadão.

A juíza Carolina Lebbos ainda não se pronunciou sobre o pedido de autorização para a saída de Lula, mas se comunicou informalmente com a PF para que fossem tomadas as providências para o transporte do presidiário até São Paulo. Em nota, o governo do Paraná também confirmou o pedido relativo ao avião.

Arthur será cremado nesse sábado, dia 2, ao meio-dia, no Cemitério da Colina, em São Bernardo do Campo.

Diz, ainda, o Estadão:

Setores da polícia esperam que, caso a Justiça autorize a saída do ex-presidente da superintendência de Curitiba, onde está preso desde abril, a decisão leve em conta o modelo estabelecido pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, no caso da morte de Genival Inácio da Silva, irmão do ex-presidente, em janeiro. Pela decisão de Toffoli, Lula só poderia se encontrar com familiares numa unidade militar.

Na avaliação de agentes federais, a segurança de Lula só será garantida, agora, se a homenagem ao neto por parte do ex-presidente ocorrer em um lugar fechado. Eles consideram um risco o ex-presidente ir ao cemitério ou outro local de acesso ao público - especialmente de militantes do PT e partidos adversários.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula